Blog Oficial do RestauranteWeb.com.br

Buscar

Como comer comida japonesa?

17 de dezembro de 2012

A comida japonesa, por suas características específicas, traz algumas dúvidas comuns de como saboreá-la. Por isso, trouxemos para vocês algumas dicas e nomes/termos japoneses para que você possa conhecer um pouco mais dessa cultura.

Oshibori: as toalhinhas quentes

Antes de comer, é tradição japonesa limpar as mãos com as toalhinhas brancas quentes e úmidas chamadas Oshibori, muito comuns nos restaurantes japoneses. Mas, em casa você também pode prepará-las, pois elas são ótimas para limpar bem as mãos antes da refeição, permitindo que você manuseie os alimentos. Segundo os japoneses, o vapor também ajuda a pele a relaxar, tornando a refeição mais agradável.

Chawan: tigelas japonesas

São nessas tigelas, chamadas pelos japoneses de Chawan, que se come o arroz ou a sopa. Geralmente se segura o Chawan com a mão esquerda e o hashi com a direita, mas também é aceitável o contrário se a pessoa for canhota. Ao contrário do que estamos acostumados por aqui, as tigelas podem ser trazidas até próximo à boca, para não deixar pender a cabeça sobre elas na mesa. Não se costuma tocá-las com a boca, apenas quando for beber a sopa.

 

 

Hashi: os famosos pauzinhos

hashi

Um utensílio considerado não muito fácil de usar por muitas pessoas, o hashi – conhecido popularmente como pauzinhos – não é nenhum bicho de sete cabeças como parece, apenas requer um pouco de prática. É errado e falta de etiqueta cruzá-los e mordê-los, e nunca se deve espetá-los no bolinho – o certo é manter os palitos paralelos ou é preferível usar as mãos mesmo. Além de ser feio espetá-lo na comida, também é um ato com sentido religioso, pois ao acender incensos em oratórios os japoneses espetam hashis na vertical. Uma curiosidade é que no Japão é comum que cada membro da família possua o seu próprio Hashi, já os descartáveis são chamados Waribashi.

Shoyo: molho de soja

O Shoyu é um molho de soja usado para temperar sushis e outros pratos da culinária japonesa. Ensopar o sushi com o molho é errado, ele serve apenas para acrescentar sabor, além disso, o correto é molhar o peixe no Shoyu e não o arroz, o que evita que o bolinho desmanche e que fique muito salgado.

Gari: gengibre

O gengibre que acompanha os sushis na comida japonesa é chamado de Gari, e sua principal função é ser refrescante para o paladar. O certo é comer entre os bolinhos para limpar o paladar e poder saborear melhor as diferentes espécies de peixes e sushis.

Wasabi: pasta verde

O Wasabi é um tempero japonês feito a partir de uma raiz-forte japonesa e forma uma pasta verde. Além de dar sabor à comida, ele também tem funções higiênicas e acelera a digestão do peixe cru. O certo é que ele seja colocado entre o arroz e o peixe nos sushis.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre essa deliciosa culinária, que tal pedir uma comida japonesa? Faça seu pedido aqui.

RELATED ARTICLES

  • Ana Paula Souza Da Silva

    Eu nunca consegui comer sushi ><

    • http://www.restauranteweb.com.br/ RestauranteWeb

      Realmente é complicado no começo, mas com treino aprende…rs

      Não desista Ana!!! #TamoJunto